segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Madden NFL 98 - Resenha e tutorial n00b

Por bruN0.



É verdade que a popularidade do futebol americano na terra da bola redonda não é essas coisas todas hoje (apesar do crescimento, com transmissões de boa audiência na ESPN e Band Sports), mas existe louco pra tudo, especialmente na Internets.

E uma dessas loucuras foi querer aprender a jogar Madden. Bem verdade que eu já tinha me arriscado há algum tempo em jogar no PS2 ou no emulador de SNES, ambos sem qualquer sucesso prático. Mas ao ver o jogo IRL do Indianapolis Colts (vulgo time do :omglies: Payton Manning) contra o azarão San Diego Chargers, uma súbita vontade de jogar a franquia do comentarista velho e chato dos EUA apareceu na minha mentalidade nerdish. Eu já sabia alguma coisa das regras, mas nada profundamente. Então usei a boa Wikipédia e dei boas pesquisadas sobre posições, táticas e coisas relacionadas. O resultado disso é que combinado ao meu vício, creio que tenho certo domínio sobre a edição do Mega Drive (pois o emulador de SNES não suporta o Madden por mais de 10 minutos sem travar).

O jogo possui gráficos relativamente pobres, mas comparado com seus antecessores, até que não são tão ruins (ainda inferiores a sua versão de SNES). Quem está acostumado a jogar ou ver um Madden '08 no PS2, precisa acostumar os olhos. A jogabilidade inicialmente é sofrível, pois apesar da simplicidade de botões (só são utilizados 3 na versão do MD), os comandos são múltiplos e variados, tornando confuso especialmente para os jogadores que nunca tiveram muita familiaridade com o esporte.

Pensando nisso (e em futuros confrontos através do Kaillera), resolvi fazer um tutorial muuuuito fuleragem sobre como sair do canto no Madden '98. Mas pra nubage ficar ligada, vou relembrar uns termos comuns no futebol americano. Se você se acha o FODAUM, pule para a parte que interessa.

COMEÇA PARTE NUBAGE

Você tem um time lindo e maravilhoso (ou não). Você precisa fazer mais pontos que o outro time. Você tem 4 lances pra ultrapassar um determinado espaço de jardas (inicialmente são 10). Cada lance é chamado de down. 4 downs para 10 jardas. Se você passar dessas 10 jardas nesse intervalo, você tem direito a mais 4 downs para mais 10 jardas e assim sucessivamente. Claro que você não é idiota e vai querer ganhar 10 jardas usando 4 downs, sendo que você precisa fazer pontos. Você vai querer mais, muito mais... e aí entra a magia de usar seus queridos jogadores para chegar na área do adversário (as duas áreas são separadas por um espaço de 100 jardas, avaliem). Se você não conseguir as tais 10 jardas em 4 downs, você se ferra e a próxima rodada é a do time adversário. Ah, e o jogo dura 60 minutos, dividido em quartos de 15 minutos. Assim funciona o jogo de futebol americano, de maneira totalmente simplória. Vamos aos termos básicos:

Touchdown (TD): É o jeito de fazer mais pontos e maior objetivo no jogo. Não é possível que você nunca tenha visto em qualquer filme yankee algo parecido com uns machos enormes comemorando porque um deles chegou numa parte toda colorida numa parte do campo. Pois é bem por aí. Você precisa colocar o jogador com a bola naquela área do adversário. E não basta colocar somenta a bola, você precisa estar com os dois pés FIRMES nessa área. Feito isso, você ganhou 6 pontos e uma possibilidade de converter mais pontos que pode ser por um chute na bola que entre por aquelas imensas traves amarelas (vale um ponto) ou você colocar DE NOVO seu homenzinho na área do adversário, mas com a vantagem de você estar a pouquíssimas jardas do tal espaço. Esse feito vale dois pontinhos a mais para o seu time.

Field Goal (FG): Vamos considerar que você chega no 4º down com pouquíssimas chances de fazer um touchdown, mas você não é besta e ainda quer alguns pontinhos. Eis o field goal. É o tal chute na bola que precisa entrar entre as traves amarelas que estão na área de touchdown que você tanto deseja. É literalmente um GOL, no sentido futebolístico da palavra. Algumas vezes dá certo, outras não... mas se der, são 3 valiosos pontinhos para o seu time.

Quarterback (QB): É o cerébro do time. Sabe o carinha que sempre recebe as bolas do seu time e é responsável de lançar para seus amiguinhos fazerem o trabalho sujo? Pois bem, eis o cara que faz os passes do seu time, às vezes corre e também agarra a Gisele Bündchen nas horas vagas (privilégio de Tom Brady, QB do New England Patriots). Tenha certeza que quando jogar o Madden, ele será fundamental.

madden4.jpgScrimmage: Sabe aquele amontoado de gente que fica em linha antes de começar cada lance? Pois bem, eles estão na linha de scrimmage (também chamado linha de escaramuça, mas isso é coisa de portuga doido). Basicamente é onde começa cada down de um time. Se você, por exemplo, ganha 3 jardas em um down, sua linha de scrimmage ficará 3 jardas a frente no próximo down. É lá onde o pau come solto e fica aquela agarração toda.

Snap: É quando começa cada down. A bola geralmente é jogada de alguém que está na linha de scrimmage para o QB ou alguém que depois entregue para ele. Certifique-se de que ninguém vá se mexer até que o snap aconteça, se não é falta para o time que se adiantou.

Running Backs (RB) e Wide Receivers (WR): Só saiba de uma coisa: quando a bola chegar neles, bote pra correr. E muito. Eles são os caras que fogem da polícia correm para o abraço e fazem a felicidade da nação (ou não), fazendo os touchdowns, geralmente. São essenciais tanto no jogo aéreo (lançamentos do QB) ou terrestres (os RB tentam ultrapassar a muralha humana do time adversário e ganhar umas jardas para o time).

Safety: É quando o negócio tá ruim. Se por algum motivo aleatório (e tome preguiça de escrever mais...) você for derrubado dentro de sua própria área, mas ainda com a posse de bola, o time adversário ganha 2 pontos. Então, vê se não vacila muito quando tiver muito perto de sua área, garotão.

Punt: Você está no 4º down e não tem chances nem de touchdown ou de field goal. Se você quer adotar uma postura mais conservadora, dê um chutão na bola e tire a bola daquela região ridícula e deixe o time adversário brincar um pouco perto da área deles.

Punições/Faltas: São MUITAS, acredite. E eu não vou ser o louco de listar isso tudo e perder meu tempo (além do mais, é uma lista feita para n00bs no assunto, como você que está lendo). Só não se assuste caso seu time leve ou faça uma falta sem você perceber. Basta não se mover antes de acontecer o snap e você já evita o mais idiota.

ACABA PARTE NUBAGE

Pronto, agora vamos falar do jogo. Sabe como funciona o básico das regras? Então pronto. Se você se arriscou a jogar Madden contra a máquina pela primeira vez, você provavelmente levou uma surra de pau mole. Isso se deve ao fato de você não saber os controles né, garotão? Bem, vou dar uma ajuda básica e, talvez depois de ver esse tutorial fuleira, você até consiga fazer um TD. Vamos separar em situações distintas.

Eu vou começar o jogo chutando a bola, e agora?

madden5.jpgÉ simples na teoria, chato na prática. Resumindo tudo: apertando C, a barrinha de força começa a encher. Aperte novamente o C para pará-la e chutar a bola com a força que você quer. Se você quiser jogar ela no canto, é só apertar um dos direcionais enquanto a barra sobe. Às vezes ela sobe mais rápido ou devagar, depende da influência do vento, da qualidade do jogador que chuta ou de fatores totalmente random que estão além da minha capacidade.



Eu tou atacando, e agora?

madden1.jpg


Agora calma, campeão. Antes de mais nada, aprenda uma coisa: a tela de táticas é sua amiga e você dependerá dela. Saiba inicialmente que as táticas azuis são as jogadas terrestres (particularmente boas para ganhar algumas jardas ou bem mais que isso) e as vermelhas são as aéreas (em que você utiliza o QB para lançar a bola para seus amiguinhos corredores). Sabendo disso, use sua boa intuição e tentativa-e-erro para funcionar e enjoy. Só não demore muito, pois cada down possui um tempo determinado e você não pode perder tanto tempo para escolher. O modo é intuitivo: vá seguindo as opções e apertando os botões indicados.



Eu quero correr, e agora?

Coloque a tal tática azul de sua preferência. Quando aparecer a linha de scrimmage com aquele monte de jogadores imensos e depois de ouvir o apito do juizão, aperte C e faça o snap. O botão A é responsável para você se jogar no campo e garantir as jardas (profundamente útil quando perto da região do touchdown). O botão B fica responsável pelos dribles. Não espere driblar todo mundo, pois é um comando que requer bastante treino. Apertando sucessivamente o botão C, o RB vai dar pequenas corridas, tomando mais velocidade, ao mesmo tempo em que ele tenta afastar os jogadores do time adversário que estão enchendo o saco dele. É essencial fazer isso quando achar um buraco na defesa adversária e se mandar logo daquele buraco.

Eu quero passar a bola, e agora?

QBBela escolha, você vai colocar o QB pra jogar. Pra começar, escolha uma tática vermelha de sua preferência e, como no método anterior, faça o snap usando o botão C de maneira suave. Se você segurar por muito mais tempo, você vai ver um lançamento rápido para lugar nenhum (o jogador C deveria estar lá...). Voltando... quando o QB tiver com a bola, automaticamente aparecerão imensas letras A, B e C na tela. Cada letra indica um jogador apto a receber a bola. Apertando o botão correspondente a letra, você faz o passe. madden2.jpgSimples? Nem tanto. Quanto a bola estiver chegando, tente posicionar o melhor possível o jogador e aperte C para o catch. Talvez os RB e os WR estarão bem marcados, dependendo da tática adversária. Um erro e a bola será interceptada pelo adversário, colocando tudo a perder. Se você demorar muito para fazer o passe, seu QB pode levar um sack ou, para os menos familiarizados, ser derrubado com a bola em mãos antes de lançar a bola, fazendo com que o time perca valiosas jardas. Se o passe for completo, basta utilizar as instruções no item acima.



Eu quero fazer um field goal/punt/qualquer coisa que não esteja acima, e agora?

É só escolher a opção Special Teams no canto inferior direito da tela tática. Você não é cego e escolherá a opção que mais te agrada. O método é o mesmo do kickoff inicial. Simples.

Eu tou defendendo, e agora?

Mantenha a mesma calma do ataque, mas agora comece a rezar. Se você for REALMENTE bom no Madden e já tiver experiência, você tem paciência para imaginar uma maneira eficiente de anular o ataque adversário... e olhe lá. Logo, trate de pegar uma tática que você vá com a cara e vá rezando para que o time adversário não complete os passes ou enfrente uma muralha humana na linha de scrimmage. O botão A tem uma função parecida do que tem no ataque: o jogador de lança na grama. Se você tiver uma boa mira, você pode parar um jogador assim. O botão B muda o jogador selecionado. É importante escolher bem um jogador logo antes do snap, pois essa é essa é a oportunidade de tentar bloquear um passe do QB adversário, parar aquele RB safado ou deixar alguém na cobertura lá atrás e bloquear a ação dos WR, que inevitavelmente atacarão com tudo. O botão C faz de tudo, mas sua importância principal está em tentar interceptar passes (tentar se posicionar bem antes da conclusão do passe é de suma importância) e segurar aquele corredor isolado do nada. Defender não é uma tarefa fácil no Madden, então você vai precisar de acostumar com a realidade dos touchdowns adversários se o outro jogador jogar minimamente bem.

Eu sou muito ruim, e agora?

Agora chora, n00b. (e treina, claro)

O post é imenso, mas para quem realmente tem algum interesse em jogar ou quer jogar algo diferente online, eis uma tentativa de explicação. Por incrível que pareça, Madden consegue viciar e partidas disputadas costumam animar muita gente por aí, apesar do preconceito que alguns tem que o futebol americano é um esporte violento. Para conseguir o ROM, basta buscar em qualquer site. Dê uma chance e aproveite.

31 comentários:

William disse...

e ai blz.........
Valew pela ajuda.....jogo madden nfl 08 no PS2.........e estou com um problema.......jogo com meu tio e ele só lança para o WR da direita.......e eu nunca consigu pegá-lo......é sempre essa jogada..........será q não tem como marcar esse WR pessoalmente e não deixá-lo correr.....sei lá......dar um jeito de parar esse animal e não deixar ele receber a bola.....

Ve se responde por favor.....

Huguete disse...

Muito massA MANOW VLW TO JOGANDO MADDEN 09 E APRENDI MUITO COM TU VLW!

Rafael Artemis disse...

Aew William, basta escolher uma jogada em q na linha de scramage haja um jogador marcando essa wide reciver. Vá mudando a linha até achar alguem, mas na geral só há um mesmo, a maioria se concentrano bloqueio central pra pegar o Quarter Back, o q seria outra saida, já q se ele nao lançar a bola... nao tem como o WD pegar.
Flw

????????? disse...

muito paiaaaaa seu gay corno viado

Ademir - Guarujá/SP disse...

Muito Bom cara!!!! Obrigado pela paci~encia por postar esta "lingua de vaca" Pode ter certeza que ajuda bastante gente!

Anônimo disse...

Does your website have a contact page? I'm having problems locating it but, I'd like to shoot you an
e-mail. I've got some suggestions for your blog you might be interested in hearing. Either way, great site and I look forward to seeing it develop over time.
Feel free to surf my web site : Daily-wet-Tshirt.com

Anônimo disse...

What's up, everything is going well here and ofcourse every one is sharing information, that's really fine, keep up writing.
Here is my blog post :: teen porn

Anônimo disse...

Hi there, yeah this post is truly good and I have learned lot of things from it on the topic of blogging.
thanks.
my webpage > free teen porn

Anônimo disse...

It's actually a nice and useful piece of information. I am glad that you shared this helpful info with us. Please keep us up to date like this. Thank you for sharing.
Feel free to surf my blog post www.teenpornpost.com

Anônimo disse...

I for all time emailed this weblog post page to all my contacts, because if like to read it afterward my
friends will too.
My web site :: teenpornpost.com

Anônimo disse...

Hello there! This blog post couldn't be written any better! Looking through this post reminds me of my previous roommate! He continually kept preaching about this. I will send this article to him. Pretty sure he'll have a very good read.
Many thanks for sharing!
Feel free to surf my blog - free porn

Anônimo disse...

Generally I do not learn article on blogs, but I would like to say that this write-up very compelled me to take a look at and do so!

Your writing taste has been surprised me. Thank you, very great
post.
my webpage: lanautica

Anônimo disse...

Malaysia & Singapore & brunei ultimate online blogshop for wholesale &
supply korean accessories, earrings, earstuds, locket,
rings, bangle, hair & trinket accessories. Promotion 35 % wholesale price cut. Ship Worldwide
My web site: entraînement cérébral

Anônimo disse...

Nice respond in return of this matter with firm arguments
and explaining the whole thing on the topic of that.
Feel free to surf my site Oregon mortgage aid

Anônimo disse...

Hello my friend! I want to say that this post is awesome, nice written
and include approximately all vital infos. I would like to peer more posts like this .
My web site : click through the up coming document

Anônimo disse...

I was wondering if you ever considered changing the structure of your blog?
Its very well written; I love what youve got to say.
But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.

Youve got an awful lot of text for only having 1 or 2 images.
Maybe you could space it out better?
Here is my weblog : cheap wedding insurance

Anônimo disse...

These are actually impressive ideas in about blogging.
You have touched some pleasant factors here.
Any way keep up wrinting.
Here is my weblog ... free royal caribbean cruise

Anônimo disse...

Excellent post. I was checking continuously this blog and I'm impressed! Very useful info particularly the last part :) I care for such info much. I was looking for this particular info for a long time. Thank you and best of luck.
Here is my webpage : Viagra

Anônimo disse...

Hello, I think your site might be having browser
compatibility issues. When I look at your website in Firefox,
it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.

I just wanted to give you a quick heads
up! Other then that, very good blog!

Also visit my website: free fun games
Also see my webpage :: primary games crazy taxi

Anônimo disse...

Thanks for sharing your thoughts about insurance orlando.
Regards

My web site: locksmiths salt lake city

Anônimo disse...

I read this post completely concerning the resemblance of hottest
and earlier technologies, it's remarkable article.

Feel free to surf to my page ... Botox Services Manchester

Anônimo disse...

My nаme is %name&% and first off Ӏ ωould likе to saу grеat pοst.
ӏf yоu don't mind, I just have one quick question. I was interested to know how you center yourself and empty your mind before writing. I have had problems with clearing my mind in order to get my ideas out. I truly do like writing, but it just seems like the first ten to fifteen mins are lost simply just trying to figure out how to begin. Do you have any suggestions or tips?

Feel free to surf to my web blog :: 77173

Anônimo disse...

It is appropriate time to make some plans for the future and it's time to be happy. I have read this post and if I could I want to suggest you some interesting things or tips. Perhaps you could write next articles referring to this article. I wish to read even more things about it!

my webpage; nude teen girls

Anônimo disse...

Hello! I know this is somewhat off topic but I
was wondering which blog platform are you
using for this site? I'm getting sick and tired of Wordpress because I've had problems with hackers and I'm looking at options for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

Check out my web blog cuteteenporn.net

Anônimo disse...

WOW just what I was looking for. Came here by searching for image moon porn sailor

Also visit my web site sexygirlchat.net

Anônimo disse...

Heya i am for the first time here. I came across this board and I to find
It truly useful & it helped me out much. I'm hoping to give one thing again and help others such as you helped me.

My web-site; Http://www.nudeasianwomen.org

Anônimo disse...

Simply wish to say your article is as astounding.
The clearness in your post is just spectacular and
i could assume you are an expert on this subject.
Well with your permission let me to grab your feed to keep
updated with forthcoming post. Thanks a million and please carry
on the gratifying work.

Feel free to visit my homepage :: www.sexykoo.com

Anônimo disse...

Please let me know if you're looking for a writer for your blog. You have some really great articles and I feel I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd
absolutely love to write some articles for your blog in exchange for a link
back to mine. Please blast me an email if interested.

Many thanks!

Here is my blog ... http://www.free-videos-xxx.net/

Anônimo disse...

Hey there! This is my first comment here so
I just wanted to give a quick shout out and tell you I really enjoy reading
through your articles. Can you recommend any other blogs/websites/forums that cover the same topics?
Thanks!

My web blog: free ponn movies ()

Anônimo disse...

I am sure this article has touched all the internet visitors,
its really really nice post on building up new weblog.



Also visit my blog post :: amateur homemade porn teen

Anônimo disse...

Hey very cool website!! Man .. Excellent .. Wonderful .

. I'll bookmark your site and take the feeds also? I am glad to find so many helpful info here within the put up, we want develop extra strategies on this regard, thanks for sharing. . . . . .

Look into my weblog ... http://www.nudeasianwomen.org *priv18.com*