terça-feira, 8 de março de 2011

10 anos de JAM Project

Eu sei que muita gente do blog não vai muito com a cara da música japonesa, mas o JAM Project é minha banda favorita e resolvi fazer um post pra falar um pouco sobre eles no aniversário de 10 anos da banda.



O JAM (Japan Animationsong Makers) Project é um supergrupo formado em 2000 por Ichiro Mizuki (Mazinger Z, Devilman), conhecido mundialmente pela carreira no mundo das anisongs. Inicialmente era composto por ele, Eizo Sakamoto (líder das bandas Anthem e Animetal), Hironobu Kageyama (Dragonball Z, Saint Seiya), Masaaki Endoh (GaoGaiGar) e Rica Matsumoto (Pokémon), todos já com longas carreiras de sucesso.

O grupo fez muito sucesso com suas músicas bem animadas, cativantes, feitas pra se cantar alto e com um monte de gente. Ficaram também famosos por cantarem praticamente todas as aberturas e encerramentos da série Super Robot Wars. Em 2002 começou a movimentação dos membros, com a chegada de Hiroshi Kitadani (One Piece, Madan Senki Ryukendo), enquanto Ichiro Mizuki se retira como um "membro honorário".



Em Março de 2003 foi onde a formação do grupo viu mais movimentação, com a saída de Eizo Sakamoto e entrada de Yoshiki Fukuyama (Busou Renkin, Macross 7) e Masami Okui (Yu-Gi-Oh). Logo após isso aconteceu o que eu acho que foi a coisa mais inusitada na história da banda, com uma viagem que fizeram ao Brasil para participar da AnimeFriends, conheceram Ricardo Cruz e ele foi recrutado para o bando. E de novo, mais um membro deixa a folia, Rica Matsumoto se retirou para "passar um tempo fora do showbiz", mas já voltou e sabe-se lá porque cortou relações com o JAM.

Em 2010, aconteceu o JAM Project 10th Anniversary Tour, uma tour especial onde convidaram todos os membros que já passaram pela banda (exceto a Rica, que deve ter ficado de bichisse) em várias cidades do Japão.






Os caras são sempre bem animados no palco, a maioria das músicas têm aquelas letras bem "heróicas" e cativantes. Já fizeram tour pelo mundo, até, e foram muito bem recebidos em todos os países que passaram (incluindo o Brasil). Pra quem gosta de J-Music, JAM Project é uma banda indispensável. Pra quem não curte muito, vale a pena conhecer pra conferir como é diferente do que dizem "j-music é tudo igual". No mais, quando eu achar o DVD do tour de aniversário falo em mais detalhes dele aqui. xau

Nenhum comentário: