segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Memetizando.

Memes aqui, memes alí, memes everywhere.



Lembro quando andava pelo quatro folhas e eventualmente aparecia uma tirinha com um rosto péssimamente desenhado e com uma expressão de fúria em uma situação específica, era feio, era idiota e era engraçado. Não era algo encontrado facilmente, era de lá, feito pra lá. Com o tempo conheci o tumblr e a quantidade desses rostos com expressões diferenciadas em situações diferenciadas e engraçadas, os aclamados memes, (ou “tumblr faces” para alguns) era/é absurda, e sempre me divirto horrores com elas.

Os memes aos poucos foram ganhando espaço na internet e conquistando as pessoas, se tornando cada vez mais populares. Alguns sites passaram a traduzir essas tirinhas para o português, e passando o susto inicial de ver uma piada que só faz sentido em inglês ser traduzida, é até legal ver que existem pessoas pensando naqueles que não sabem contar até dez em outro idioma.

O problema, de verdade, começa quando acordo num dia e vejo que a quantidade de sites da internet com o mesmo intuito do Ñ.Intendo, de copiar descaradamente um meme e traduzir porcamente enquanto assume os créditos por tudo se multiplicaram numa escala exponencial: le terrorista, memetizando, entre outros (muitos outros). Para tornar toda essa situação mais aterrorizante ainda, as pessoas que descobriram a existência dos memes também descobriram a existência do botão compartilhar do facebook.

Para que você, leitor, perceba a merda que tudo isso gerou, imagine comigo:

Um site acha um meme engraçado, feito por pessoa x, e resolve traduzir para o português estuprando o sentido da piada e publica em seu site assumindo os créditos. As pessoas acham legal e resolvem levar isso para a maior rede social da atualidade, criando páginas somente para postar tais memes. Cada pessoa que lê e gosta, curte o post e compartilha para toda sua lista de amigos, se cinco pessoas da lista dele fizerem o mesmo... Agora pense nas centenas de milhares de pessoas que fazem isso, um número bem grande, dando cada vez mais ibope para os que fazem esse serviço sujo de roubar a criação dos outros, ou que traduzem porcamente, ou que deturpam o sentido dos memes.

Mas quem se importa? São engraçadas, ninguém quer saber se veio de site X ou Y, as pessoas querem rir. Porém, essas mesmas pessoas não são presas ao facebook, elas perambulam pelas cidades e, como bons papagaios treinados, propagam o som do caos.

ME GUSTA DURR ME GUSTA HURR LE ISSO LE AQUILO LE LE LE NINJA LE TERRORISTA LE O CARALHO A QUATRO TROLL VOSSE E TROL BASINGA XD.

Duas coisas me assustam também, quando vejo posts no tumblr dizendo “sua reação quando encontra alguém usar algum termo do tumblr na vida real” seguida de uma cara de felicidade/surpresa, infelizmente eu não consigo ficar surpreso, só assustado, por tais coisas já terem caído na boca do povão. Outra coisa foi quando encontrei porcamente escrito atrás de um dos bancos de ônibus da linha 8500 de São Paulo os dizeres “le cagão”. É nessa hora que penso que criamos um monstro.

Não me importo que as pessoas riam, que as pessoas matem o tédio olhando isso, eu faço algo parecido. Mas por favor, não esqueçam que isso são apenas coisas engraçadas DA INTERNET, não precisa levar pras ruas ou pichar isso em propriedades dos outros, tampouco transformar bordões característicos dos memes em coisas banais que escutamos todo dia, tirando sua graça.

Nenhum comentário: