quarta-feira, 7 de maio de 2014

Vivendo na França – Parte I (parte 2)


Política

Se vocês leram sobre as eleições municipais, devem ter lido que François Hollande (o presidente) é o mais impopular da história do universo. Parece que ele tenta agradar a todos, mas não agrada a ninguém. Terminou que os socialistas não gostam dele, nem os católicos, nem os estrangeiros, nem os líderes econômicos. Quando foi eleito, tinha 60% de aprovação (por não ser Sarkozy). Hoje, tem 18%. Sarkozy chegou a 20%, pra terem ideia. 

Uma ou duas semanas depois das eleições municipais, Hollande mudou o primeiro ministro (agora é Manuel Valls, que já disse que um dia vai ser presidente) e diminuiu o número de ministros (de 30+ pra 17) como tentativa de mudar a situação. 

História

As marcas de guerras estão em todos os cantos: monumentos, cemitérios, bunkers. Assim como as da monarquia e da Idade Média. E tudo muito preservado (o que não foi destruído na revolução e nas guerras). Dá a impressão que você vive a história, todo o drama. Preguiça de escrever. 

Recomendo alguns filmes muito interessantes, se quiserem um pouco de história da França (e da Inglaterra, porque são interligadas) (atualizarei à medida que assistir outros):

Les Rois Maudits (2005) (Série) sécs. 13 e 14 – Um rei resolveu matar o papa  o mestre templar e terminou amaldiçoando toda a dinastia. O fim é o começo da Guerra dos 100 anos.

The Messenger: The Story of Joan of Arc (1999)  séc. 15 - Autoexplicativo.

La reine Margot (1994) séc. 16 - Sobre o massacre da noite de São Bartolomeu.

The Tudors (2007) (Série) séc. 16 - Sobre o rei Henry VIII da Inglaterra, as 6 esposas dele e o porquê da Inglaterra ser Protestante.  Recomendo ler ou ver algo sobre a Guerra das Rosas primeiro.

Elizabeth (1998)  séc. 16 - Peripécias que tentam pra impedir que Elizabeth I chegue ao trono.


Elizabeth:The Golden Age (2007)  séc. 16 - Inglaterra vs Invencível Armada.


Le roi danse (2000)  séc. 17 - Luís XIV dançando.


Vatel (2000) séc. 17 - Vatel = inventor do chantilly. O creme. O Fim... Vejam, por favor.

Le pacte des loups (2001) séc. 18 - Sobre a Besta de Gévaudan

Ridicule (1996) séc. 18 - Corte de Louis XVI.

Napoléon (2002) (Série) séc. 19 - Autoexplicativo.




É isso. Não falei muito, mas é basicamente um pouco da minha percepção da França, um pouco superficial, claro, não devem tomar o que eu disse como verdade absoluta. (E esqueci de falar que franceses gostam de fazer greve.)

Nenhum comentário: