terça-feira, 5 de abril de 2011

Viagens no Tempo - Parte II - Grandfather Paradox


Grandfather Paradox - O Paradoxo do Avô

Bem-vindos a minha segunda postagem sobre os estudos do tempo! Hahaha. Enfim, eu prometi que ia falar sobre o Paradoxo do Avô no meu primeiro post sobre o assunto, e aqui vamos nós.

“Time travel is impossible as exemplified by the famous grandfather paradox. Imagine you build a time machine. It is possible for you to travel back in time, meet your grandfather before he produces any children (i.e. your father/mother) and kill him. Thus, you would not have been born and the time machine would not have been built, a paradox.”
http://abyss.uoregon.edu/~js/glossary/grandfather_paradox.html

O texto acima diz o seguinte:

“Viagens no tempo são impossíveis (no sentido presente - passado) como exemplificado pelo Paradoxo do Avô. Imagine que você construa uma máquina do tempo, encontre com seu avô antes que ele tenha produzido qualquer filho (por exemplo, seu pai/sua mãe) e resolve então matá-lo. Você não poderia ter nascido e a máquina do tempo jamais poderia ter sido construída. Ou seja, um paradoxo.

Esse paradoxo é tido como o mais poderoso argumento contra as viagens no tempo. Mas mesmo assim, algumas teorias para tentar soluciona-lo são bastante conhecidas, sejam em ficções ou teorias.

A teoria do destino - a consistência

Essa teoria vai de encontro com a noção básica de livre arbitro, pois é baseada na predestinação de todos os acontecimentos. De acordo com ela, ninguém jamais poderia fazer nada para evitar que a viagem ao passado que ocorreu fosse impossível, pois a viagem ao passado também é parte da linha do tempo e não poderá ser mudada. Ou seja, se você viajou ao passado é porque era o seu destino viajar ao passado, e você, pelo seu destino, não irá matar o seu avô, seu destino o impede. Método simples e efetivo de acabar com um paradoxo, quase tão bom quanto um “porque Deus quis”, hahaha.


A teoria da não existência (Também conhecida como Bastardo Temporal / Imunidade do viajante temporal)

Na verdade, eu tô misturando algumas teorias e colocando algumas ideias minhas no meio, mas são ideias parecidas que não mudam muito realmente.

Antes de ler isso, esteja preparado pois não há muita base real em nada aqui, apenas algumas teorias que surgiram como tentativa de solucionar o paradoxo.

Pense da seguinte forma, a partir do momento que um viajante temporal sai da sua linha de tempo original para outra, ele estaria saindo do continuum temporal, se tornando para todos os efeitos, uma entidade não pertencente a ele mais. Estaria de fato, imune a quaisquer alterações na linha do tempo, pois, ele não estaria mais no seu ponto de origem para receber as consequencias dos atos que realizasse no passado.


Exemplificando novamente com o mesmo exemplo do Grandfather Paradox

Você viaja para o passado e mata o seu avô antes dele ter o seu pai. Seu pai nunca nasce, consequentemente, você nunca nasce também, ENTRETANTO, o fato de que você está no passado é absoluto, você foi lá e o matou. Toda a linha temporal depois desse fato, seria determinada pelo curso natural da história, ignorando o restante da vida do seu avô, nascimento do seus pais e seu. Quando você retornasse ao seu tempo original, você iria se deparar com uma realidade alterada e adaptada as consequências das suas ações, ou seja, você jamais teria nascido lá, e mesmo assim, estaria lá.

Efetivamente, você seria um Bastardo Temporal, um resquício de uma linha de tempo diferente da que estaria ocorrendo, alterada pelas suas ações na viagem que realizou ao passado.


A teoria dos universos paralelos

Essa é grande e complexa, não sei se vou conseguir explicar de uma forma fácil. Mas vamos lá, tentar é preciso!
Não tenho certeza do que vou dizer aqui, então qualquer besteira que eu falar estará humildemente aberta a correções. =)
Na física quântica, existe a tal da interpretação dos universos multiplos. Como isso funcionaria? Tentando resumir, para cada escolha que é feita, um novo universo com o resultado de ambas as opções seria gerado. “Oh, com que roupa vou pra festa hoje? Vermelho ou verde?” -- Shazam, você acabou de criar dois universos! Aposto que não sabia que tinha tanto poder assim, hein? Um universo onde você foi de vermelho e outro onde você foi de verde.
No caso da viagem ao tempo, nada mais complicado. Você volta ao tempo, mata seu avô, e criou um universo novo onde ele foi assassinato por você. O seu continua lá, do mesmo jeito de sempre, com seu vô velhinho, mas você acabou de assassinar todos os seus descendentes em um outro universo.


Enfim, teorias tem de monte. Essas três ali são só as que chamam mais a minha atenção.
A minha intenção com esses posts é tentar passar essas idéias todas de uma forma simples, sem entrar em muitos detalhes técnicos, pra que possamos fantasiar um pouco mais do que realmente tentar sair em uma viagem dessas.
Leituras sobre o assunto tem de monte, filmes e livros também, e o próximo post da série vai ser um guia sobre filmes e jogos que tratam do assunto! :D


Um comentário:

Anônimo disse...

se o proximo post nao tiver donnie darko, nunca mais leio algo seu