quarta-feira, 25 de maio de 2011

GOKAI CHANGE

CHANGE DRAGON! Quem não conhece essa frase? Quem nunca viu Changeman, Maskman, ou Power Rangers? Esses dias eu tava ouvindo a opening de Maskman e minha mãe entrou no quarto falando “eu conheço essa!”

TODO MUNDO já viu algum desses. Sério, ninguém que eu conheço diz que nunca viu pelo menos alguns episódios. Um grupo de 5 pessoas que se transformavam em caras com roupas coloridas, que tinham várias armas que se juntavam num canhão enorme pro golpe final, e os famosos robôs gigantes formados por vários veículos/animais/etc. Só que o que muita gente não sabe é que essa história começou do outro lado do mundo a 35 anos atrás.

Nesse post eu vou falar sobre os Super Sentai (conhecido popularmente como o “Power rangers japonês”)

Eu confesso, depois que Power Rangers parou de passar na Globo, eu fui atrás de saber: po, será que tem mais? Acontece que tinha, só que não do jeito que eu conhecia. Descobri que na verdade Power Rangers era uma adaptação do conteúdo de outra série japonesa, conhecida como Super Sentai.

Comecei vendo a que vinha logo depois da última temporada de PR (RPM), que era chamado Samurai Sentai Shinkenger. Logo vi que a coisa era bem diferente da versão americana, já que no primeiro episódio tinha gente sangrando pra todo lado e levando espadada dos monstros, até que os Shinkengers chegavam e botavam ordem na parada. Daí comecei a gostar do jeito que era relativamente mais “sério” o Super Sentai e continuei a ver depois que Shinkenger acabou. Atualmente tá passando Kaizoku Sentai Gokaiger, uma comemoração dos 35 anos de Super Sentai (que nem o Kamen Rider Decade, do post do J.) que tá conseguindo celebrar bem essa história.

É fato que as histórias dos Kamen Riders são mais “dark” que os Super Sentai (um cara vs vários monstros, gente morre/desaparece/etc), mas o Super Sentai tem aquele fator “heróico” que geralmente não se vê nos Kamen Riders. Você vê eles apanhando, vê tudo destruído, mas sabe que eles sempre vão se levantar e acabar com os vilões. Cada transformação, cada robô gigante, sempre dá pra sentir aquela sensação de que o bem vai vencer no final. Esse é um dos temas principais de todos os Super Sentai.

Essas batalhas estão gravadas nas memórias de infância de muita gente, e muita gente ainda continua acompanhando os símbolos da justiça de infância. Seja contra os zangyack, warstar, gedoushuu, gaiark e etc, esses heróis multicoloridos sempre estão lá pra salvar o dia. E toda essa história de 35 anos de luta foi passada para as mãos dos Gokaigers, que representam tudo isso com uma única frase: GOKAI CHANGE!

Nenhum comentário: